segunda-feira, agosto 03, 2015

Sobre amizade...

CUIDADO! Essa postagem aborda sobre passado, e sobre coisas que queríamos ter e não temos (O que pode ser considerado egoísmo) e pode de certo modo parecer ofensiva, mas não é a intenção da mesma.
Esses últimos dias tenho vivenciado algumas coisas que me fizeram pensar sobre amigos, amizade e coisas relativas a isso. Bom, de certo modo pensar sobre essas coisas me fez olhar ao passado e fazer uma analise comparativa da minha situação de amizade em relação a outras pessoas e tirei algumas conclusões sobre isso.
Antes de abordar as minhas conclusões e analises devo ressaltar que, estive olhando minha situação atual sobre o assunto e percebo que, sou um tipo solitário de pessoa. E espero esclarecer isso logo abaixo.
Sobre a analise que fiz sobre amizade, logo percebi que as pessoas que carregam grandes amizades na vida, ou aqueles que têm uma amizade duradoura e bem solida conheceram seus amigos em duas situações: Na infância onde basicamente cresceram juntos, e na escola durante o ensino médio aonde tiveram um período maior de convivência e contato. Raramente surge alguma amizade forte fora destes cenários, na maioria das vezes o contexto é este mesmo, infância ou escola.
Eu freqüentemente me pego observando outras pessoas, suas reações e relacionamentos e fico pensando sobre isso. Vejo alguns relacionamentos de amizade no meu dia-a-dia e fico admirado com eles. Não é que eu não tenha amigos, mas é sobre esse relacionamento forte e solido que eu digo que eu vejo e admiro nos outros. Sabe aquele tipo de amigo (a) que sempre te chama pra sair, te coloca em vários planos, vocês sempre se encontram pra fazer algo, ir a alguma festa, assistir filme, ficar sentado na porta de casa conversando ou ficar no quarto ouvindo música e contando as coisas do dia? É sobre esse tipo de amizade que falo.
Então, aplicando isso a mim. Sempre quis ter esse tipo de amizade e nunca tive. Como eu disse, não é como se eu não tivesse amigos, eu até tenho, mas a relação é diferente. Eles já têm os amigos de infância ou de escola com essa amizade mais forte, a maioria deles conheci em outras situações e é um tipo de amizade mais fraca, uma amizade mais afastada e distante. Já tive uma dessas amizades sólidas de escola, mas desde quando esse amigo entrou em um relacionamento ele se isolou de todos e essa amizade acabou. Também tenho outros amigos, alguns que posso confiar, alguns que me chamam pra sair as vezes mas que na maioria das vezes já tem seus planos, e uns que vez ou outra vejo por ai.


Outra observação que fiz é que, quando você se torna mais velho, mais difícil é encontrar uma amizade verdadeira, e sólida. Todas as amizades que tentei nos últimos anos a maioria delas não existem mais, foram destruídas por falta de confiança e intromissão de terceiros, ou eram criadas a partir de interesses dos mais diversos. Resumindo, é uma amizade fraca e frágil, que parece ser descartável do tipo de, qualquer desentendimento ela já acabou e fica por isso mesmo.


Então a conclusão que tiro é que, se você não desenvolveu esse tipo de amizade até certa idade, você nunca mais a terá, e será esse tipo de pessoa meio solitária, o que não quer dizer que você não terá amigos, até terá, mas será esse tipo de amizade menos intensa, mais fraca e distante.

Nenhum comentário: